A Trilha Salkantay - Trilha Salkantay é um nevado que está aproximadamente 6.271 metros acima do nível do mar. Ao seu redor, se vê o nevado de Umantay e outros. A Trilha por Salkantay tem uma duração de 5 dias e 4 noites, e você desfruta de paisagens espetaculares além de viver muitas experiências emocionantes. Temperaturas variando de -15ºC a 26 ºC; altitudes suportáveis de 1.800m.a.n.m atingindo até 4.650m.a.n.m; montes nevados e matas fechadas; terras áridas, pedregosas; e muitos vales férteis com rios e cachoeiras.

Esse desafio trouxe experiências incríveis como enfrentar noites frias de 10 a -15Cº, em 72 km de trilha pesada e íngreme. Tivemos momentos de mais de 45º de inclinação de solo, para cima ou para baixo. Então dormir em barraca por 5 dias sem banho ficou a parte mais fácil. O árduo nessa aventura é enfrentar os males da altitude - falta de ar, confusão mental, dor de cabeça, cansaço extremo são o que te faz pensar em desistir o temp todo. Essa trilha além de ser uma disputa exaustiva, volta o teu olhar para si mesmo. É você com você mesmo, mas nada além e lindas paisagens. Para quem gosta de desafios é uma grande oportunidade para viver o explorador que existe dentro de você. Além de todo essa relutância física e mental, o caminho te leva a mergulhar na cultura inca. Existem trechos que você encontra muitos peruanos falando em quechua - língua nativa dos incas - e até hoje ensinam para seus filhos, mantendo viva essa história tão admirável. Realizamos esse trajeto com a agência Cusco Peru Viajes. Uma agência simples, mas muito honesta e responsável. Nosso guia Raul além de ser uma pessoa incrível, fala quechua, é humilde, cuidadoso e atencioso. Ele te empurra também se for necessário, e carrega a mochila de quem está a beira da morte rs.
A Salkantay é uma trilha que passa por caminhos diferentes da Trilha Inca clássica, mas que é super bonita também. A altitude máxima atingida durante o trekking é maior do que o da trilha clássica (são 4.600m no ponto mais alto, o Abra Salkantay), e por isso mesmo ela é considerada mais difícil que a outra – a altitude pega, principalmente nas subidas! Nós temos que tomar muito chá de coca para não passar mal.
Não dá pra ter muita frescura pra fazer a trilha – você acampa em 3 das 4 noites (total 5 dias), e nem sempre pode tomar banho... Nada que uns lencinhos umedecidos não resolvam. E se prepare pra acordar cedo – o dia em que acorda mais tarde durante o trekking foi às 6h30 da manhã. Alguém me tira do saco de dormir??? Me arrastem se for necessário rs.

Confira algumas fotos.